GRAFENO

February 11th, 2013

Está sendo tratado como o maravilhoso material do futuro, com inúmeras possibilidades para aplicações industriais: grafeno, constituído por uma camada bidimensional única de átomos de carbono densamente compactados. Graphene é um material ultra-leve e fino, que possui uma resistência 200 vezes maior do que a do aço.

Dois cientistas, Andre Geim e Konstantin Novoselov, foram agraciados com o Prêmio Nobel para físicos, em 2010, por isolarem com sucesso o graphene em condições de laboratório em 2004. A União Europeia esta programando investir 1 bilhão de euros nos próximos dez anos no desenvolvimento do material e em pesquisas em todo o mundo, para tornar realidade a expectativa colocada em cima do graphene. Potenciais aplicações futuras do material incluem telefones celulares dobráveis e telas sensíveis ao toque, unidades de TV que podem ser implantadas na parede, mas também aeronaves mais leves, baterias inovadoras ou até mesmo a substituição de silício na indústria de semi-condutores.

A HEAD patenteou o uso do grafeno em raquetes de tênis. As novas raquetes HEAD YouTek™ já alcançaram bons resultados, graças ao desempenho excepcional da tecnologia HEAD Graphene™.

Graphene é o material mais forte que já foi usado, o que significa que colocar a HEAD Graphene™ no meio da raquete, menos material é necessário para fornecer o mesmo nível de estabilidade. A tecnologia Graphene™ proporcionou, pela primeira vez, uma redistribuição ideal do peso nas raquetes HEAD. O peso no meio da raquete é reduzido e deslocado para áreas mais relevantes: cabeça e cabo da raquete. Essa construção única possibilita aos jogadores um melhor manuseio e equilíbrio. O resultado: com menos esforço, ainda mais força é gerada.

Sem nenhuma dúvida, o futuro pertence a este extraordinário material – e é por isso que os engenheiros de desenvolvimento da HEAD estão ocupados trabalhando em uma forma de integrar a tecnologia HEAD Graphene™ em mais modelos de raquete. Afinal, tanto os jogadores profissionais quanto os praticantes de tênis estão ansiosos para experimentar os benefícios deste material.


Close